Coopama é premiada com Prêmio Excelência em Gestão pelo Sescoop

Imprimir

Promovido pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), aconteceu no último dia 17 de novembro, em Brasília, a premiação da segunda edição do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão (ciclo 2015/2016). Este prêmio, com destaque em todo cenário cooperativista do país, que envolve os 13 ramos do cooperativismo, reconhece novamente a Coopama – Cooperativa Agrária de Machado, como uma das melhores gestões cooperativistas do Brasil.

De acordo com o Sescoop Nacional, mais de 1000 cooperativas participaram do prêmio e quase 300 cooperativas foram avaliadas. Após minuciosa auditoria, 32 cooperativas foram reconhecidas como Excelência em Gestão.

Na sua segunda edição, a Coopama repetiu o feito e permanece entre as premiadas, comprovando a eficiência de uma gestão sólida e planejamento eficiente. Prova disto foi a ampla participação da Cooperativa no Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (Ciclo 2013/2014) lançado também neste evento. A Coopama teve quatro ações contempladas, demonstrando sua lucidez em gestão. As práticas que foram escolhidas para o Compêndio são: Pós-vendas Coopama (categoria Governança); AGM – Avaliação Gerencial Mensal Coopama (categoria Liderança); Nossa Cidade Melhor (categoria Sociedade) e; Planejamento de Marketing – desenvolvimento de parcerias para o crescimento da marca e divulgação de produtos e serviços (categoria Clientes).

Representando a Cooperativa estiveram presentes sua Diretoria Executiva composta pelo Diretor Presidente, Dr. João Emygdio Gonçalves, o Diretor Administrativo Fernando Caixeta, o Diretor Financeiro, Sandro Oliveira, além dos gerentes e integrantes da área de marketing e consultoria, que compuseram a “Missão Técnica Coopama/OCB”. Constou na agenda do grupo, visita a OCB, pelo projeto Portas Abertas, onde foi demonstrado todas as atividades desta entidade. Também foi feita uma visita ao Banccob, banco de sustentação ao Sistema Sicoob.

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, uma iniciativa do Sistema OCB é, promovido bienalmente pelo Sescoop e consiste no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem a busca da qualidade e profissionalismo da gestão.

A avaliação das cooperativas foi realizada por meio dos questionários denominados de "diagnóstico” e “autoavaliação”, além da auditoria específica, que analisam, respectivamente, o atendimento à legislação, à governança e à gestão praticadas, bem como seus resultados financeiros. A banca avaliadora foi composta por representantes do Banco Central, FNQ, FGV, OCB e SESCOOP Nacional.

Segundo o presidente da Coopama, Dr. João Emygdio Gonçalves: “A premiação muito nos honra, mas também aumenta muito a nossa responsabilidade. As gestões publicas deste país deveriam se espelhar no cooperativismo”.

Fonte: Agência WEspanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *