Consumo mundial de café deve subir a 146 milhões de sacas em 2013

Imprimir

O consumo mundial de café em 2013 deve subir para 146 milhões de sacas de 60 kg, ante 142 milhões no ano passado, disse o diretor-executivo da OIC (Organização Internacional do Café), Robério Oliveira Silva.

Silva disse que o estimado aumento de 2,8% no consumo neste ano poderá de alguma forma reequilibrar o mercado de café, que tem visto os preços desabarem seguidamente devido ao excesso de oferta.

"Nós esperamos para este ano 146 milhões de sacas, assim, estamos vendo que a demanda do mercado vai consumir os estoques, que são considerados excessivos", disse Silva durante conferência anual de produtores de café da Colômbia, da qual ele participa nesta quinta-feira (28).

As estimativas da OIC para a produção global somam 145,2 milhões de sacas para a safra global 2012/2013, que vai de outubro de 2012 a setembro de 2013.

Silva disse que os cafeicultores em geral estão em uma situação muito ruim, devido aos preços baixos que os produtores de arábica afirmam não cobrir sequer os custos de produção.

Ele agradeceu o apoio oferecido aos produtores pelos governos da Colômbia e do Brasil, principais produtores de café arábica.

A Colômbia está pagando aos produtores subsídios diretos que deverão ser mantidos enquanto os preços permanecerem baixos. No Brasil, o governo tem se oferecido para comprar parte da produção local, além de refinanciar dívidas dos produtores.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *