Consumo de café na China está aumentando 15% ao ano

Imprimir

O consumo de café na China, o antigo "império do chá", está a crescer 15% ao ano, sete vezes acima da média global, estima uma empresa do setor citada hoje pela televisão chinesa.

Segundo a China Coffee Association Beijing, os chineses estão a beber em média cinco chávenas de café por dia: mais três do que há apenas dois anos.

Aquele número é, literalmente, excitante, mas continua muito aquém dos vizinhos japoneses.

No Japão, outro país asiático tradicionalmente ligado ao chá, o consumo anual de café per capita ronda as 300 chávenas por ano.

O acelerado crescimento do consumo de café na China, sobretudo nas zonas urbanas, onde vive a maioria dos cerca de 1.350 milhões de chineses, está a atrair as grandes multinacionais do setor.

Em Xangai ou Pequim, os cafés das cadeias Starbucks ou Costa Coffee são às centenas.

O grupo português Delta Cafés, presente há alguns anos em Macau, também já está estabelecido em Xangai, desde o final de 2013, através de uma parceria com um distribuidor local de produtos alimentares.

Sede de um município com cerca de 23,5 milhões de habitantes, Xangai é considerada a "capital económica da China".

Numa recente entrevista à agência Lusa, o administrador da Delta Cafés João Manuel Nabeiro disse que a China representa menos de 1% das exportações do grupo, mas "nos próximos três a cinco anos poderá estar no top 5 do negócio nos mercados internacionais" do grupo.

Fonte: Notícias Ao Minuto (Portugal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *