Consumo de café está associado a um menor risco de desenvolver demência e AVC, diz estudo

Imprimir
Pesquisadores da Universidade Médica de Tianjin, localizada na China, divulgaram um estudo que relaciona o consumo de café com um menor risco de desenvolver demência e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo os dados divulgados, este benefício está ligado ao hábito de consumir de duas a três xícaras da bebida diariamente.

A pesquisa foi realizada com 360 mil participantes e levou mais de 10 anos para ser concluída. Além do café, descobriu-se que o consumo de chá também pode prevenir as doenças, o que foi constatado nos voluntários que beberam de três a cinco xícaras por dia.

A ingestão de forma combinada dessas duas bebidas pode ser igualmente benéfica para a saúde, já que a diminuição do risco de desenvolvimento desses quadros clínicos foi percebida nos participantes que tomaram de quatro a seis xícaras de café ou chá diárias.

Prevenção ao AVC

As informações chegam em um momento oportuno, já que o Brasil trava uma guerra contra a doença. De acordo com dados divulgados pela CRC Nacional (Central Nacional de Informações do Registro Civil), o número de mortes relacionadas ao AVC entre pessoas de 20 a 59 no país vem crescendo. Era 17,2% do total em 2019 e, em 2020 (até outubro), chegou a 20%.

Para prevenir a doença, é necessário praticar atividades físicas, manter uma rotina de exames médicos, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, controlar a pressão arterial, glicemia e o colesterol, além de, claro, beber café!

O estudo concluiu que as pessoas que possuem o hábito de ingerir regularmente a bebida (de duas a três xícaras por dia) possuem 32% menos risco de ter AVC em relação aos que não bebem.

Prevenção à demência

Assim como o AVC, a demência é uma doença que afeta muitos no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que mais de 55 milhões de pessoas (8,1% das mulheres e 5,4% dos homens com mais de 65 anos) estão vivendo com demência. A previsão é que esse número aumente para 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050.

Quando fala-se em demência, muitos relacionam diretamente com o Alzheimer, mas a verdade é que existem diversas condições que podem causar esse quadro, inclusive, os componentes genéticos. Como prevenção, os especialistas indicam um estilo de vida saudável (exercícios, alimentação correta, oito horas de sono por dia, controle da pressão), bem como a realização de pelo menos trinta minutos de atividades mentais diárias, como jogos de lógica, memória e estratégia.

Os pesquisadores da Universidade Médica de Tianjin também indicam o café. Afinal, os que beberam de duas a três xícaras de café por dia conseguiram reduzir em 28% o risco de demência.

Café é sabor e, também, saúde. Para ter um estilo de vida mais ativo e saudável, beba café!

Fonte: Jornal do Café (Por Usina da Comunicação)