Consumo de café aumenta significativamente na Índia

Imprimir

Apesar do rápido crescimento dos sucos engarrafados e de bebidas gaseificadas, o consumo de chá e café está crescendo na Índia. O consumo de café aumentou em 6% nos últimos anos. A inovação de produtos e melhores estratégias de marketing ajudaram a disseminar a demanda por café no norte da Índia.

A ampla popularidade de bebidas gaseificadas apoiada por intensas campanhas promocionais não prejudicaram o consumo de café. Os bares de café e cafeterias que se multiplicaram no país tornaram o consumo da bebida como algo da moda. O consumo de café tem sido ajudado pela crescente urbanização e maior renda disponível. O sul da Índia é reconhecido como uma região com maior número de consumidores de café.

Porém, uma pesquisa recente feita pelo Conselho de Café da Índia mostrou que, ultimamente, mais de 50% do crescimento veio de regiões não do sul. O presidente do Conselho, Jawaid Akthar, disse que o consumo de café mostrou um crescimento médio anual de 6% desde 2000. Nas décadas anteriores, o crescimento foi de apenas 2%. "Além das lojas sofisticadas, o consumo de café instantâneo está aumentando no norte da Índia. Nossa tentativa é de popularizar o café preparado usando filtro na região, removendo a noção de que é difícil de preparar", disse ele.

A proporção de consumidores ocasionais de café tem aumentado nos últimos anos nas regiões não do sul. O Conselho está disposto a explorar esse potencial dos estados não do sul.

O maior consumo de café e chá está acontecendo em um momento em que a Índia está surgindo rapidamente como um importante mercado para refrigerantes e sucos de frutas. A reportagem é do The Economic Times, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *