Consumo de café associado ao menor risco de diabetes

Imprimir

O consumo de café tem sido associado a um menor risco de diabetes, mas pouco se sabe sobre os mecanismos responsáveis por esta associação, especialmente os relacionados ao tempo no qual o café é consumido.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (Brasil) e do Instituto de Cancerologia (França) examinaram o efeito em longo prazo do café, isoladamente ou acompanhado por refeição, sobre o risco de diabetes tipo 2. O estudo foi publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition.

A amostra consistiu em 69.532 mulheres com 41-72 anos. Durante um período médio de 11 anos, foram identificados 1.415 novos casos de diabetes. A razão de risco para a maior categoria de consumo de café [≥ 3 copos (375mL)/dia] foi de 0,73, comparada à ausência de consumo.

Esta associação inversa foi restrita ao consumo de café durante a refeição. Na refeição, esta associação inversa foi observada tanto para o café descafeinado, quanto para o filtrado e o café preto. A ingestão total de cafeína também se associou a uma redução estatisticamente significativa no risco de diabetes. Nem o consumo de chá nem o de chicória associou-se ao risco de diabetes.

Estes dados apontam para uma associação inversa entre consumo de café e diabetes e sugere que o momento do consumo do café desempenha um papel distinto no consumo da glicose.

Fonte: SIS Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *