Consórcio divulga tecnologias na Semana do Fazendeiro

Imprimir

As tecnologias do Consórcio Pesquisa Café, desenvolvidas para melhorar a qualidade do café produzido pela agricultura familiar, foram apresentadas na 83ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa (MG), na última semana. A Semana do Fazendeiro, promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) é o mais antigo evento voltado aos extensionistas rurais e agricultores.

A ação faz parte do projeto de transferência de tecnologia que levou ao produtor novidades e inovações para otimização da produção das lavouras cafeeiras, com custos acessíveis. Durante a semana, os pesquisadores passaram orientações aos produtores sobre tecnologias do Consórcio, como o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (Slar).

“Atendemos muitos produtores e explicamos o objetivo e vantagens do reuso da água do processamento de frutos. Demos todos os encaminhamentos sobre a tecnologia e eles saíram daqui com todas as condições de implantarem o Sistema em suas fazendas”, explicou o pesquisador Aldemar Polonini Moreli, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Outra ação do projeto de transferência de tecnologia foi a construção da primeira fornalha de aço inox para secagem do café. A novo equipamento compõe a tecnologia “Terreiro secador híbrido”, desenvolvida por entidade de pesquisa do Consórcio. Com a estrutura de aço inox, e não mais de ferro como costumava ser, a vida útil do equipamento passa de quatro para 15 anos, acabando com um dos maiores gargalos do produtor atualmente, disse Polonini Moreli.

“Em todos os trabalhos que apresentamos, as parcerias interestaduais entres as entidades consorciadas têm sido extremamente importantes para estender as pesquisas e a transferência de tecnologias e está em fase de testes na Fazenda Experimental de Venda Nova, do Incaper, com favorecimento da agricultura familiar, pelas regiões produtoras”, explica Juarez Souza e Silva, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa.

O projeto de transferência de tecnologia do Consórcio Pesquisa Café contempla ações previstas no Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor Cafeeiro 2012/2015, sob coordenação do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Decaf/SPAE/Mapa). A difusão e transferência de tecnologia constam como ação prioritária do Plano Estratégico do Setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *