Conheça o café de Cristina (MG) que ganhou prêmios internacionais

Imprimir
Pedro Leonardo foi acompanhar de perto todo o processo de colheita do café, em Cristina (MG) (Foto: reprodução EPTV)
Pedro Leonardo foi acompanhar de perto todo o processo de colheita do café, em Cristina (MG) (Foto: reprodução EPTV)

Neste sábado (27) no Mais Caminhos, Pedro Leonardo foi a cidade de Cristina (MG), no sul de Minas, para conhecer um café campeão. Na fazenda do cafeicultor Sebastião da Silva, Pedro acompanhou todo o processo de colheita e secagem do produto.

A produção de café na fazenda de Sebastião começou em 1995. Antes disso a plantação lucrativa da família era o arroz. “Era uma questão de sobrevivência, meu pai criou quinze filhos, plantando arroz, a partir de 1990 o arroz ficou ruim em questão de preço para continuar, então eles partiram para a produção de café”, conta o cafeicultor.

A cafeicultura iniciou-se com mil e quatrocentos pés. Em 2007 a produção do “café especial” passou a ser o carro chefe da fazenda e a quantidade da plantação aumentou, “nessa época já eram 85 hectares de café, equivalente a 85 campos de futebol”, explica Sebastião.

O café produzido na fazenda do Sebastião foi campeão dois anos consecutivos – 2014 e 2015, do “Cup of Exellence Naturals, o principal concurso internacional de café.

Satisfação

“É uma satisfação sem tamanho, é aquela sensação de um dever cumprido, você trabalha o ano inteiro e chega ao final, você vê que se o trabalho valeu a pena”, conta Sebastião ao ver o produto ganhando respeito a nível internacional.

Existem vário tipos de café: café Rio, café Moles, café Estritamente Mole e os cafés Raros Surpreendentes – produzido por Sebastião da Silva.

Para uma produção de boa qualidade, são necessários alguns cuidados no plantio: escolher o tipo de terra, e a altitude a ser plantado. De preferência longe de geadas. Cuidar por dois anos, depois fazer a colheita. É de extrema importância deixar o café secar, no terreiro.“O café não pode ficar parado se não ele fermenta, então ele é colocado no terreiro e tem que ficar mexendo o dia inteiro”, explica Sebastião.

Ficou curioso para ver toda essa produção de um café brasileiro que faz sucesso no mundo todo? Assista ao vídeo.

Fonte: Mais Caminhos (EPTV)

One thought on “Conheça o café de Cristina (MG) que ganhou prêmios internacionais

  • 23/05/2018 at 6:51 pm
    Permalink

    Estou montando um pequeno café e gostaria de estar conhecendo o café dai, estou em juiz de fora, e onde posso comprar o café.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *