Concurso de qualidade para cafés naturais entra na fase internacional

Imprimir

O júri nacional do primeiro Cup of Excellence – Natural Late Harvest, concurso destinado exclusivamente aos cafés naturais do Brasil produzidos na safra 2011, selecionaram, entre as 71 amostras da fase nacional, os 38 lotes que tiveram nota mínima de 84 pontos (escala de 0 a 100) e irão para a fase internacional do certame. A avaliação dos cafés, feita com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida, foi realizada nos laboratórios do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), em Machado (MG), no período de 16 a 20 de janeiro.

Com representatividade de 92,10% (35 amostras) do total, o Estado com maior número de lotes aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais. Dos demais concorrentes, duas amostras são da Mogiana, no Estado de São Paulo, e uma do Norte Pioneiro do Paraná. A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus lotes classificados pode ser conferida no site da BSCA (http://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=3).

Os lotes selecionados para a fase internacional do inédito concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil serão reavaliados pelos juízes internacionais, de 23 a 27 de janeiro, em Varginha (MG), na sede da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (MINASUL). O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação estão previstos para as 17h do dia 27/01, no Lagamar Resort Hotel.

O primeiro concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil é promovido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Minasul, que também patrocina o evento. A auditoria está a cargo da IMO Control do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Paulo A. C. Kawasaki)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *