Concurso de cafés de qualidade recebe inscrições até 19 de setembro

Imprimir

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) está recebendo amostras de café, nos escritórios, até 19 de setembro, para a 11ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas. O evento é aberto à participação de cafeicultores de municípios mineiros, produtores da café da espécie Coffea arabica, safra 2014, tipo 2 para melhor. Os interessados podem se inscrever e concorrer nas categorias Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmuciliado.

O objetivo geral do Concurso é contribuir para a melhoria da qualidade do cafeicultor e da Sociedade mineira, promovendo agregação de valor ao produto e melhor distribuição de renda.

De acordo o regulamento do concurso, cada amostra da primeira etapa deve conter 2 quilos de café beneficiado e deve ser acondicionada nas embalagens padronizadas, distribuídas pela Emater-MG para o Concurso, com o rótulo devidamente preenchido. As amostras devem ser entregues no escritório local da Emater.

Cada cafeicultor poderá concorrer com apenas uma amostra em cada modalidade das respectivas categorias. Todas as amostras inscritas no concurso passarão por análises físicas e sensoriais, realizadas por provadores especializados em cafés especiais, nos meses de setembro, outubro e novembro, sendo que a primeira etapa terá caráter eliminatório.

Na solenidade de encerramento, prevista para 27 de novembro, serão homenageados os cafeicultores com os melhores cafés produzidos com sustentabilidade, baseado na certificação oficial do Estado, o Certifica Minas Café; além da entrega de diploma aos primeiros colocados em cada categoria, nas quatro regiões cafeeiras (Cerrado Mineiro, Matas das Minas, Chapadas de Minas e Sul de Minas); e a entrega de certificado aos cafeicultores finalistas.

A partir desta edição, o local do encerramento do concurso será itinerante, contemplando uma das quatro regiões produtoras de café, a cada ano. Segundo o gerente da regional da Emater-MG de Lavras e coordenador do concurso, Marcos Fabri, neste ano, o encerramento será em Patos de Minas, no Cerrado Mineiro.

O Concurso dos Cafés de Minas é uma iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e o Instituto Federal de Tecnologia do Sul de Minas. A classificação física e sensorial das amostras será realizada na Ufla e no Centro de Excelência do Café, em Machado, ambos no Sul de Minas.

Fonte: Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *