Conab reduz levantamentos sobre café para 3 etapas devido ao coronavírus

Imprimir
Em função das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que realizará apenas três levantamentos sobre a safra 2020 de café, ao invés das quatro atualizações feitas normalmente em cada ano.

Com isso, o próximo anúncio marcado para o dia 22 de setembro será considerado o 3º da safra, uma vez que o segundo estava marcado para o mês de maio e teve que ser cancelado pelas restrições decorrentes do isolamento.

“O cancelamento do segundo anúncio ocorreu em virtude do período de análise coincidir já com o ciclo do 3º levantamento”, disse a estatal em nota nesta terça-feira.

“Todas as estimativas realizadas pela estatal são precedidas por levantamentos de campo… No entanto, devido à pandemia, neste ano não pudemos realizar o 2º levantamento in loco”, ressaltou o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana (Foto: Divulgação).

Com o afrouxamento das medidas de isolamento social em algumas cidades, os dados para o 3º levantamento puderam ser coletados com algumas saídas a campo, realizadas pela Conab entre os dias 9 e 22 de agosto.

A Conab ainda disse que a apuração dos dados ocorreu de maneira presencial nos principais Estados produtores.

Minas Gerais registrou a combinação de pesquisa remota com a saída de campo, devido à propagação da doença não ocorrer de forma uniforme. Dessa maneira, o prazo de coleta de informações no Estado se estenderá até dia 4 de setembro.

Fonte: Reuters (Por Nayara Figueiredo)