Conab: leilão de café pode ser o último do ano

Imprimir
Na próxima sexta-feira (18), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará mais um leilão de café com oferta de 91 mil sacas dos estoques públicos. Caso não haja desistência de pregões anteriores ou sobra deste leilão, este será o último do ano. O volume completa a autorização do Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), de 827 mil sacas, concedida por meio da Resolução 03/2016.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como as avaliações estão indicando baixa oferta para o abastecimento até o início da próxima colheita, uma nova resolução do Ciep deverá sair ainda este ano com 725 mil sacas de café.

Com isso, o Mapa acredita que novos leilões podem acontecer em janeiro do próximo ano. “Com essas vendas, cumprimos o papel de complementar o abastecimento nacional utilizando estoques públicos em momentos de baixa oferta, como está ocorrendo neste ano”, comenta o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.

Por fim, o Mapa confirma que a expectativa é que, até o terceiro trimestre do próximo ano, todo o estoque público de café retornará ao mercado.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *