Conab divulga aviso do leilão de opções de café na próxima semana

Imprimir

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve divulgar na terça-feira, 3, o aviso do leilão de contratos de opções de venda de café. A informação é do presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro (PMDB/MG), ao final do encontro do Conselho Nacional da Política do Café (CDPC), que reuniu representantes do setor no Ministério da Agricultura nesta quinta-feira, 27.

De acordo com o parlamentar, serão ofertados contratos para comercialização de 3 milhões de sacas de café, ao preço de R$ 343/saca, com vencimento em março do próximo ano. Silas afirmou que havia dúvidas no mercado quanto aos leilões, "mas a presidente Dilma Rousseff bancou a proposta, que se tornou realidade". Ele disse que as opções serão importantes para balizar o mercado, "porque se acrescentar sacaria e tributação o preço vai chegar próximo a R$ 350/saca".

O leilão também deve ocorrer na próxima semana, antes do seminário de comemoração do Centenário da Organização Internacional do Café (OIC), entre 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte.

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, que responde interinamente pela Secretaria de Produção e Agroenergia, informou que os recursos do Fundo de Defesa Cafeeira (Funcafé) para financiar colheita, estocagem e comercialização do café estão disponíveis. "Só faltava definir as opções."

Questionado se as medidas adotadas pelo governo serão suficientes para estancar a queda de preços do café, Fontelles afirmou que em termos de mercado interno deve haver uma reação das cotações, por causa do escalonamento da oferta que deve ocorrer com a tomada de crédito pelo setor. Quanto ao mercado internacional, observou que houve uma mudança nos blends, com maior utilização do café robusta em detrimento da variedade arábica. "Como os maiores produtores de robusta, como Vietnã e Indonésia, não têm as exigências sociais que o Brasil, os preços são mais baixos."

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *