Comexim estima estoque de passagem no Brasil de 4 mi/scs

Imprimir

A Comexim, exportadora de café de Santos (SP), divulgou hoje que o estoque de passagem no Brasil está estimado em 4,048 milhões de sacas de 60 kg em 1º de julho passado. De acordo com a empresa, o volume considera o estoque do governo, que está projetado em 2,037 milhões de sacas.

Conforme a exportadora, o aumento do consumo local, estimulado pelo crescimento da economia brasileira, e a alta demanda do exterior, "deixa uma situação (de oferta) muito apertada, especialmente para o primeiro semestre de 2012".

A Comexim informa em comunicado que a previsão do estoque de passagem veio acima do esperado, "especialmente quando se leva em consideração que nos últimos 12 meses as exportações brasileiras de café foram recorde (34,9 milhões de sacas)".

A Comexim estima a safra passada 2010/11 no Brasil em 55,35 milhões de sacas, das quais 40,9 milhões de sacas de arábica e 14,45 milhões de sacas de conillon (robusta). A pesquisa oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica safra de 48,1 milhões de sacas (36,8 milhões de sacas de arábica e 11,3 milhões de sacas de robusta).

A colheita da safra atual 2011/12 alcança atualmente cerca de 40% e "é de muito boa qualidade", estima a Comexim. "O padrão climático até o momento nos deixou aliviados por não ter havido uma geada de grandes proporções", comenta o trader da Comexim, John Wolthers. Segundo ele, não há expectativas de novas frentes frias ameaçadoras para os próximos 10 dias. "Vamos esperar que o pior para este ano já tenha passado", diz. Uma vez que esta safra esteja colhida e após as floradas, "vamos voltar nossas expectativas para a safra "generosa" em 2012/13", conclui.  

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *