Comércio de máquinas supera vendas totais de 2012

Imprimir

Embalados pelos preços e pela demanda internacional por commodities agrícolas, os produtores rurais brasileiros estão renovando o parque de máquinas. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e Automotores (Anfavea) mostram que o número de entregas acumuladas neste ano já supera as vendas do ano passado. 

De janeiro a outubro, 72,24 mil unidades saíram das fábricas com destino às concessionárias do país, 21,7% mais do que em igual período do ano passado. As vendas de colheitadeiras tiveram a maior alta nos primeiros dez meses deste ano em relação a 2012. Foram entregues 6,38 mil unidades, contra 4,45 mil no ano passado.

Mesmo com o resfriamento da demanda externa pelos modelos fabricados no Brasil, a produção de maquinário agrícola segue quase o mesmo ritmo do comércio. Até o momento, a indústria produziu 85,18 mil unidades, 20,8% mais do que no ano passado, aponta a Anfavea. Já as exportações voltaram a cair, após uma recuperação no mês passado. Em outubro, o país enviou 1,3 mil unidades ao exterior, contra 1,6 mil registrados em setembro. NO acumulado do ano, a queda é de 5,9% em relação a 2012.

No Asfalto

14,2% foi quanto cresceram as vendas de caminhões nacionais de janeiro a outubro deste ano em relação a 2012, conforme a Anfavea. No período, as fábricas entregaram 125,6 mil novas unidades, contra 110 mil vendidas nos primeiros dez meses do ano passado.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *