Começam os preparativos para o 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Imprimir

Com a colheita de café em andamento, centenas de cafeicultores dão início a uma etapa especial: a preparação cuidadosa dos lotes com os melhores grãos que irão disputar, a partir de meados de agosto, os concursos regionais e estaduais. São exatamente os cafés finalistas dos certames estaduais que concorrerão ao 9º Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.

Cultivados com todo capricho pelos cafeicultores, esses cafés serão adquiridos em leilão, agendado para janeiro de 2013, por indústrias e cafeterias e chegarão aos consumidores no início de maio, em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas por selo numérico controlado, compondo a 9ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

Os responsáveis pela realização dos concursos oficiais de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia deverão garantir a participação dos seus respectivos lotes finalistas no certame nacional efetuando a inscrição em outubro, em data a ser divulgada. As amostras, representativas de lotes de 10 sacas de 60 kg, deverão ser entregues em novembro. Cada Estado poderá inscrever três lotes, sendo 1 de café arábica preparado por via seca (natural), 1 de café arábica preparado por via úmida (cereja descascado e/ou despolpado) e 1 microlote, preparado de qualquer forma, mas que seja proveniente de uma propriedade com no máximo 15 hectares de área total, considerando todas as culturas existentes no local. Esta exigência, que nesta edição foi ampliada em 5 hectares,  se deve ao fato da categoria microlote privilegiar o pequeno produtor.

As amostras serão provadas e avaliadas, em provas cegas, por uma Comissão Julgadora, seguindo a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC, para o café torrado, combinada com a metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grão verde. As provas serão realizadas em data a ser definida no laboratório do CPC – Centro de Preparação do Café, do Sindicafé – São Paulo, que é credenciado pela ABIC e possui estrutura e todos os equipamentos necessários. O ranking dos melhores cafés, por categoria, será feito a partir da Nota de Qualidade Global conferida pela Comissão Julgadora. O resultado será divulgado no site www.abic.com.br.

Leilão em Janeiro de 2013

Os lotes premiados nas três categorias serão leiloados em pregão que nesta edição será marcado para janeiro, em data a ser posteriormente divulgada. Nos anos anteriores, o leilão era realizado em meados de novembro ou dezembro. A decisão de transferir para janeiro teve como objetivo facilitar a participação de mais compradores, já que no final do ano os Estados produtores também realizam seus leilões, o que vinha gerando muita disputa.

A participação é aberta a todo o mercado, inclusive casas de café e pessoas físicas apreciadoras de cafés raros e exclusivos. Assim como nos anos anteriores, a inscrição deverá ser feita no site da entidade, onde constará o termo de compromisso da compra e pagamento e todas as demais informações do regulamento. É permita a formação de consórcios de empresas para aquisição dos lotes.

Os participantes inscritos poderão adquirir 1 saca ou todo o lote (10 sacas), sendo que o valor do lance mínimo aceito será 50% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior ao leilão. Os lances poderão ser dados presencialmente ou por e-mail. Os participantes inscritos poderão solicitar o envio, pelo correio, de amostras de 100 gramas para prova e avaliação prévias.

O resultado do leilão será divulgado pela ABIC no final de janeiro, quando serão anunciados os Produtores Campeões do Concurso, com a ordem de classificação dada pelos lances obtidos pelos lotes, e as Empresas Campeãs da Edição Especial, que serão premiadas em três categorias: Ouro, de maior valor de aquisição por saca; Diamante, pelo maior investimento total em qualidade, e Especial, na qual concorrem os microlotes e que premiará a empresa que oferecer o maior valor.

O lançamento da 9ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil será em maio, em cerimônia que também premiará as indústrias campeãs. A assessoria de comunicação da ABIC divulgará as marcas participantes da edição, com o detalhamento das características sensoriais de cada uma, junto aos veículos dirigidos ao varejo, gastronomia, hotéis, restaurantes e a imprensa do setor cafeeiro.

Essa sistemática de se realizar o concurso seguido de leilão e da Edição Especial, foi criada pela ABIC a partir da experiência pioneira do Estado de São Paulo. Essa combinação tanto estimula os cafeicultores a investirem na qualidade das suas lavouras, já que os preços pagos por seus cafés são bem acima dos de mercado, quanto serve de grande ferramenta de marketing para as indústrias e cafeterias, que oferecem aos consumidores suas edições especiais e exclusivas, com alto valor agregado. É uma forma também de fidelizar clientes, tanto consumidores quanto varejistas, pois o lançamento da nova edição sempre em maio já se tornou uma tradição ao longo desses oito anos.

Em breve o regulamento completo e demais informações poderão ser acessadas no site www.abic.com.br

Divulgação: Tempo de Comunicação – 9/06/2012
Jorn. Resp: Marília Moreira (MTb 11.381) – Contato: Eduardo Buitron
Fonte: ABIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *