Começa organização do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Imprimir

Os preparativos para a realização do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil já foram iniciadas. O evento, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café e já tradicional no meio cafeeiro, ocorrerá em Araxá-MG, de 22 a 25 de agosto de 2011. Esta edição estará a cargo das instituições consorciadas mineiras – Epamig, Ufla e UFV. A Embrapa Café, coordenadora do Programa Pesquisa Café do Consórcio, é co-organizadora do evento.

O tema é “Articulação em Redes de Pesquisa e Novas Fronteiras do Conhecimento”. “É a idéia de união de esforços para o avanço da cadeia do agronegócio café tendo em vista o aumento da competitividade da cafeicultura brasileira sem perder de vista a sustentabilidade, a preservação ambiental, o desenvolvimento dos agricultores familiares e o resgate da cidadania pelo exercício da intelectualidade.

União de esforços é a linha mestra da filosofia do Consórcio Pesquisa Café e vêm de encontro aos mais modernos conceitos de inovação e de desenvolvimentos de soluções tecnológicas”, adianta o presidente da comissão organizadora, Gladyston Carvalho, da Epamig.

Para esta edição, espera-se a presença de mil participantes – entre pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários e produtores agrícolas interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral – e a apresentação de cerca de 500 trabalhos científicos.

“É uma oportunidade de reunir a comunidade científica envolvida em trabalhos com café, de forma a propiciar um fórum muito especial para a reavaliação das linhas de pesquisa, identificação de problemas emergentes e a formação de equipes multidisciplinares de pesquisa. Além disso, ao reunir também os diversos setores do agronegócio café, torna-se excelente ambiente para a integração das indústrias e do setor privado da produção à pesquisa, quer seja pela identificação de demandas, quer seja pela formação de parcerias estratégicas”, destaca o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Café, Paulo César Afonso Jr.

A programação contará, além da apresentação de palestras, mini-cursos para atualização tecnológica e painéis de discussão de temas relevantes para a pesquisa. Conta-se com a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio para a discussão de diversos temas de destaque na atualidade cafeeira. “O objetivo é divulgar e discutir os avanços conseguidos no desenvolvimento de conhecimentos, tecnologias e produtos em prol do agronegócio café”, completa a gerente geral da Embrapa Café, Mirian Eira.

Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado o primeiro evento pelo Consórcio Pesquisa Café. A partir do próximo mês de fevereiro terá início o recebimento de trabalhos para o evento.

A página do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em breve estará no ar com informações atualizadas e mais novidades sobre o evento. Anote o endereço: www.embrapa.br/cafe/simposio.

Fonte: Embrapa Café/ Flávia Bessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *