Com participação brasileira, Università del Caffè realiza convenção sobre café em Honduras

Imprimir
Brasil será representado pelo Professor Doutor Samuel Giordano, coordenador da UDC no Brasil. (Foto: Francisco Emolo)
Brasil será representado pelo Professor Doutor Samuel Giordano, coordenador da UDC no Brasil. (Foto: Francisco Emolo)

Entre os dias 05 e 07 de dezembro, Honduras receberá a terceira convenção da Università del Caffè (UDC), intitulada “Growing Together”. A sede será a Universidade Zamorano, escola especializada em agricultura baseada no município de San Antonio de Oriente.

Organizado pela illycaffè e a Università del Caffè, o evento terá a presença de cerca de 60 professores provenientes de 25 países. O Brasil será representado pelo Professor Doutor Samuel Giordano, coordenador da UDC no Brasil, que fará a apresentação “Università del Caffè del Brasile: a university for coffee producers”, na manhã do dia 07.

A convenção pretende ser um momento de alinhamento educacional, debate e foco específico em práticas de trabalho nas plantações e na dinâmica comercial do café verde para melhor compreender o presente e o futuro do café. Em seus três dias de duração, a edição deste ano abordará a teoria, com lições de professores especializados, e a prática, por meio de uma visita guiada à plantação de café da Finca Quetanquira, proporcionando aos participantes a chance de ver todas as etapas do processo de crescimento do café.

Cinco estágios diferentes serão apresentados nas salas de aula e no campo: a plantação, desde a análise de variedades de plantas e frutos até as técnicas para mantê-los crescendo; a colheita; a moagem úmida para fermentação, lavagem e classificação; o processo de secagem e, por último, o processo de seleção por meio da análise de grãos verdes e da exportação dos grãos que atendam aos padrões de qualidade estabelecidos.

A illycaffè fundou a Università del Caffè para promover, apoiar e disseminar a cultura do café de alta qualidade em todo o mundo por meio da educação. Há mais de 15 anos, a UDC tem proporcionado treino e educação não apenas aos entusiastas e amantes do café, mas a todos os envolvidos em sua cadeia, de cafeicultores a profissionais de bares e restaurantes, oferecendo a eles a oportunidade de aprender e evoluir.

No Brasil, a UDC é resultado de uma parceria entre a illycaffè e o Centro de Conhecimentos em Agronegócios (Pensa), programa de pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Sobre a illycaffè
A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes e hotéis de mais de 140 países. Líder em ciência e tecnologia do café, a illycaffè é a precursora do espresso, tendo inovado no investimento na qualidade da bebida, com a criação do Prêmio Ernesto Illy, em 1991, para os produtores brasileiros. Também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè emprega cerca de 1.200 pessoas globalmente e em 2015 registrou receitas consolidadas de 437 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *