Com floradas pequenas, lavouras de café do sul de Minas Gerais demonstra reflexos da seca

Imprimir

Floradas que atingiram sul de Minas Gerais são pequenas e não trazem benefícios às lavouras da região. O pesquisador da Fundação Procafé, Alysson Fagundes, explica que têm observado diversas locais e pode perceber que os botões florais que estão surgindo estão secando rapidamente.

Normalmente, estes botões ficam abertos por 24 horas, podendo até chegar até 48 horas, mas que estão secando imediatamente após brotarem. Segundo Allyson, isso demonstra que estas lavouras não terão um boa produtividade. Com isso, a safra do ano de 2015 parece já estar comprometida, apesar dos números de projeção divulgados pela Conab. “O pessoal da Conab fala que é pontual no sul de Minas (Gerais), que produz uma quantidade significativa do café brasileiro, a maioria do café brasileiro", conta o pesquisador.

Há previsões de chuvas para a região nos próximos dias. Caso ocorra, o mínimo necessário é em torno de 30 mm, mas só trará benefícios para as lavouras se em seguida ocorrer uma nova chuva, pelo menos nos próximos dez dias. Caso contrário, ocasionará em uma florada pequena, como as duas últimas observadas na região.

Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *