Coluna Pausa para o Cafezinho: estudo revela ótima notícia para os amantes do café

Imprimir
Por Lilian Trigolo

Uma boa notícia para os coffee lovers que não dispensam uma xícara de café nem antes de dormir, pesquisadores norte-americanos da Universidade Atlântica Flórida e da Escola Médica de Harvard monitoraram 785 pessoas registrando a quantidade de cafeína, álcool e nicotina consumida e comparando-as com diários de sono e sensores de pulso.

Os pesquisadores descobriram que a cafeína teve o menor impacto no ciclo de sono dos participantes, com quase nenhuma correlação entre o consumo de café dentro de quatro horas antes de dormir e as dificuldades do sono.

Em torno de 40% do grupo admitiu consumir cafeína em pelo menos uma noite do estudo, a cafeína pareceu não ter efeito, foi uma descoberta surpreendente para os pesquisadores, já que fisiologicamente a cafeína bloqueia as substâncias químicas que promovem o sono no cérebro.

A nicotina e o álcool por sua vez, teve um impacto mais severo, tendo a nicotina uma redução de 42 minutos de sono.
Os pesquisadores escreveram que isso decorre da nicotina ser um estimulante, e o corpo pode sofrer de abstinência de nicotina enquanto a pessoa dorme, o que perturba seu descanso. Pesquisas anteriores também associaram o uso de nicotina com dificuldade em adormecer, sono mais leve, taxas mais altas de apneia obstrutiva do sono e dormir por um período de tempo menor em comparação com aqueles que não a usam.

A conclusão do estudo publicado no sleep relatou que a nicotina e o uso de álcool em até quatro horas antes de dormir foram associados a um aumento da fragmentação do sono na noite associada, mesmo após o controle de múltiplos potenciais fatores de confusão. Essas descobertas confirmam a importância das recomendações de saúde do sono que promovem a restrição do uso noturno de álcool e nicotina para melhorar a qualidade do sono.

Segundo o especialista em sono, Neil Stanley, disse ao The Independent: “Algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína, e para essas pessoas é importante evitar tomar bebidas que tenham cafeína muito perto da hora de dormir, não há uma regra específica para isso, apenas ouça seu corpo”.

Já ouvi relatos médicos que beber café antes de dormir faz perder o sono, eu particularmente tenho o hábito de tomar um cafezinho de vez em quando a noite, mas sem exageros, e consigo dormir super bem, tudo irá depender do organismo de cada pessoa, e de como seu corpo reage à cafeína.

Se você tem consumido todos os dias antes de dormir sua xícara de café, e nos últimos 40 anos desenvolveu algum problema para dormir, certamente não será o café a causa da perda do seu sono, procure um médico, não exagere nas doses e curta essa experiência incrível e saborosa na sua xícara.

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *