Coluna Pausa para o Cafezinho: Diferença do Café Gelado X Cold Brew

Imprimir
Se você é apaixonado por café, e já degustou o café extraído a frio, provavelmente deve ter notado uma diferença de sabor entre o café gelado e o café frio mais conhecido como “Cold Brew”.

Essa diferença existe e conhecer mais sobre ela requer uma lição fascinante de química. Embora pareçam iguais, o café gelado e o café frio são feitos de maneiras muito diferentes. O café gelado envolve fazer o café quente, e,em seguida, esfriá-lo lentamente ou derramar gelo para esfriá-lo rapidamente.

A bebida quente produz rapidamente o aroma perfumado do café e uma variação na acidez, dependendo da qualidade e variedade do grão, enquanto a bebida fria recompensa com um café mais suave a adocicado sendo realizada na fermentação fria, como o próprio nome indica, envolve a preparação do café em água fria.

O café demora mais para fermentar frio do que quando está quente, isso ocorre porque o calor acelera as reações químicas, um princípio que também exalta as diferenças de sabor. Várias reações químicas ocorrem durante o processo de fermentação. Os grãos de café liberam gases, alguns no ar, mas outros na própria bebida. Óleos, ácidos e outros elementos aromáticos, conhecidos como solúveis do café, também são extraídos das terras durante o processo de fermentação.

Tudo isso acontece muito mais rápido quando você usa água quente para fazer café do que quando usa água fria. Com a bebida quente, você obtém aquele aroma que enche a sala, e intensifica o sabor encorpado do café quente, mas a bebida se degrada e oxida muito mais rapidamente. Quando os óleos oxidam, eles tornam o café azedo; quando os ácidos se degradam, tornam o café amargo.

O café extraído a frio também oxida e degrada, mas leva muito mais tempo, se você manter a bebida gelada não haverá amargura e acidez. Além de ter uma doçura mais acentuada, o café frio tem um sabor bem diferente, graças a maneira como certos solúveis se dissolvem mais rapidamente em água fria do que outros.

Sem contar que bebidas de café fermentadas frias possuem menos cafeína do que café comum com água quente, devido o tempo de extração, no caso do cold brew podendo variar de 12 a 24 horas dependendo da preferência do degustador.

O estilo de café frio melhor se resume a preferência pessoal de cada apreciador de café, fãs de cerveja geralmente gostam pela suave doçura, mas existem aqueles que ainda preferem seu cafezinho quente no estilo tradicional ou gelado com seus sabores arrojados, o importante é curtir essa experiência cafeínada.

E você o que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *