Coluna “Pausa para o cafezinho”: Affogato – Drink especial no Dia Nacional do Café

Imprimir
Por Lilian Trigolo

Não é apenas pelo seu aroma e sabor irresistível que amamos tanto essa bebida, e sim porque o café tem uma maneira muito especial de reunir as pessoas para se reconectar, refletir e relaxar.Talvez seja por isso que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. E hoje celebramos o dia Nacional do Café data comemorada entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.

No Brasil, o dia do café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. E nada mais saboroso do que comemorar uma data tão especial degustando um drink como o Affogato.

Mas e o nome da bebida? Affogato originou-se na Itália; de fato, o nome “affogato” vem da palavra italiana “affogare”, ou “afogar”. O nome é adequado: O drink é feito de sorvete literalmente afogado em café expresso. Na Itália, os affogatos geralmente são servidos após o almoço ou jantar, e devem ser feitos com café de qualidade, com um grão que se adapte ao sabor leitoso do sorvete. O affogato é bem simples de fazer, mas é preciso alguns cuidados para a execução perfeita. O café, por exemplo, deve estar ainda quente, mas não fervente.

Alguns toques especiais podem fazer toda a diferença segundo Nathalia Sepini, barista e proprietária da cafeteria Mimo Café, parceira da marca de Café 3 Corações, como adicionar uma pequena quantidade de doce de leite no fundo de uma taça, dando um sabor diferenciado à bebida, além de deixar o expresso derreter um pouco o sorvete de creme enquanto polvilha a canela em pó e a paçoca para finalizar o drink, realmente essas dicas
transformaram essa bebida em algo espetacular, uma mistura de sensações e sabores. Segue abaixo, a receita tradicional deste drink preparado pela Nathalia.

Receita do affogato:
Ingredientes:
– 50 ml de café expresso
– 2 bola de sorvete de creme
– 50g de doce de leite
– Café em grão, canela e paçoca a gosto para decorar.

Modo de preparo:
Em um recipiente fundo, de preferência uma taça, inicie a montagem colocando o doce de leite ao redor da taça. Despeje o sorvete e, por último, o expresso. Decore e finalize com os grãos de café, polvilhe a canela e a paçoca para decorar.

A Mimo Café está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, na Rua do Comércio de Café, 181, Bairro Industrial Reinaldo Foresti, Varginha (MG), ao lado do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG.

E você já o que achou da nossa matéria?! Já experimentou o Affogato?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo:
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

One thought on “Coluna “Pausa para o cafezinho”: Affogato – Drink especial no Dia Nacional do Café

  • 06/06/2018 at 8:14 am
    Permalink

    Deve ser maravilhoso!!!
    Com certeza vou experimentar…
    Urgentemente!!!
    Obrigada Minha querida ☕️

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *