Colombianos voltam a produzir mais café

Imprimir

Os colombianos, aos poucos, voltam com força ao mercado mundial de café. Após um programa de renovação dos cafezais e a incidência de várias pragas, o que derrubou a produção, o país volta a produzir e a exportar mais nos últimos meses.

Os dados mais recentes da federação nacional dos produtores da Colômbia indicam que a área atual de produção atinge 931 mil hectares.

Pelo terceiro ano consecutivo, o espaço destinado ao produto esteve acima de 900 mil hectares. Antes ficava abaixo dessa área.

Área maior e parte do cafezal já renovado, a produção dos cinco primeiros meses deste ano atingiram 4,03 milhões de sacas, 36% mais do que o volume de igual período do ano passado.

Apesar dessa recuperação, os colombianos ainda não atingiram a produção de 5,1 milhões de sacas dos cinco primeiros meses de 2008.

A produção maior permitiu ao país uma ampliação das exportações. De janeiro a maio, as vendas externas somaram 3,7 milhões de sacas, 32% mais do que as 2,8 milhões de sacas dos cinco primeiros meses do ano passado.

Fonte: Folha de S. Paulo via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *