Colômbia: caminhoneiros encerram greve após redução do preço do diesel

Imprimir

Os caminhoneiros colombianos decidiram encerrar uma greve de quatro dias depois que o governo aceitou o pedido de preços mais baixos de combustíveis, disse o ministro da Energia, Federico Renjifo.

Falando à rádio Caracol, Renjifo afirmou que, após reuniões com representantes da Associação de Caminhoneiros da Colômbia (ACC), o governo decidiu atender à solicitação do grupo de que o custo regulamentado do diesel voltasse ao patamar de fevereiro, de 8.300 pesos colombianos (US$ 4,58) por galão.

Em 1º de março, o preço havia sido reajustado para 8.472 pesos por galão. Renjifo destacou que o governo "também concordou em manter o valor do diesel congelado pelos próximos três meses".

Cerca de 150 mil caminhoneiros estavam participando da greve, que começou no sábado. Motoristas chegaram a bloquear estradas em diversas partes do país, prejudicando o fornecimento de alimentos, remédios e outros itens a cidades colombianas.

O governo colombiano segue tentando um acordo para encerrar os protestos de cafeicultores, que começaram há oito dias. Eles exigem subsídios maiores em meio à queda dos preços internacionais do café. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *