Colheita na área da Cocatrel, no sul MG, está adiantada e alcança 80%

Imprimir
A afirmação é do engenheiro agrônomo da Cocatrel, Roberto Felicore. Segundo ele, os trabalhos estão bem adiantados em relação ao normal, já que usualmente nesta época os trabalhos estariam em 50% a 60%.

Felicore afirma que a colheita está adiantada porque a safra está surpreendendo para baixo. Ele observa que há uma diminuição na produção na região de cerca de 50% no comparativo com o ano passado. “E a quebra da safra ainda está o dobro do que se esperava”, diz. Felicore coloca que a safra já é naturalmente menor dentro do ciclo bienal da cultura.

Além disso, choveu pouco entre janeiro e abril. Ele indica que as precipitações no período foram de apenas 240 mm, quando apenas em janeiro normalmente chove mais de 400 mm. “Isso atrapalhou o enchimento de grão e crescimento de vara”, descreveu.

Não houve problemas com o frio sobre a região até agora. Nas últimas duas a três semanas as temperaturas mínimas têm ficado entre 11 e 12 graus, indica Felicore. Entretanto, a desfolha está bem acima do normal com esse frio e tem ocorrido “muita ferrugem e phoma”. A safra de 2018 pode ser bem prejudicada.

Fonte: Agência SAFRAS (Por Lessandro Carvalho) via Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *