Colheita do café no Brasil atinge 65%

Imprimir
A colheita de café da safra brasileira 17/18 atingiu 65% da área até a última terça-feira, dia 18. O dado foi divulgado pela Safras  & Mercado e faz parte do levantamento semanal da consultoria. Na semana anterior os trabalhos de campo estavam em 56%, já no mesmo período do ano passado o avanço era de 64%.

Tomando por base a estimativa da Safras & Mercado para a produção de café do Brasil neste ano, 33,35 milhões de sacas do café já foram colhidas de um total de 51,1 milhões de sacas de 60 quilos. O consultor de mercado Gil Barabach afirma que o clima mais seco favoreceu os trabalhos e a colheita de café andou bem no Brasil.

“O bom avanço da colheita ao longo das últimas semanas elevou a oferta disponível de café no mercado. No caso do café arábica, segue a queixa de uma safra miúda, especialmente no sul de Minas Gerais e em São Paulo. No sul de Minas há também registros de broca-do-café em algumas lavouras. Na região da zona da mata mineira e no Paraná aumentou a oferta de café chuvado e de lotes de bebidas mais fracas. No Espírito Santo seguem as indicações de uma safra maior e de boa qualidade, especialmente em relação ao tamanho do grão”, afirmou.

Arábica 
A colheita do café avançou 9 pontos percentuais na semana e alcançou 57% da safra, ficando acima do mesmo período do ano passado, que era de 54%. Os trabalhos continuam bem acelerados na comparação com a média histórica para o período, que gira em torno de 51% da produção.

Conilon 
Para o robusta a colheita se encaminha para o final e atinge 93% da safra, o que corresponde a um avanço de 6 pontos percentuais na comparação com a semana passada. Mesmo assim, os trabalhos estão atrasados em relação a igual época do ano passado, quando 98% já estava colhido e abaixo da média para o período (96%).

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *