Colheita do café começa mais cedo este ano no Sul de Minas

Imprimir

Várias fazendas da região já teem café secando em seus terreiros. No sul de Minas Gerais, diversos cafeicultores já começaram a colheita, e o principal motivo para a antecipação é o clima. As chuvas irregulares nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado, fizeram com que a maturação do café fosse adiantada. Normalmente, a colheita do café começa no mês de maio.

O agrônomo da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (MINASUL), Gustavo Renno, fala sobre a antecipação da colheita: "A safra do café está bem mais adiantada do que no mesmo período do ano passado. Entretanto houve várias floradas, que fizeram com que os grãos do café tivessem amadurecimento desigual. Assim, a colheita antecipada tem grandes chances de ter alto porcentual de grãos verdes, o que diminui a qualidade do produto”.

André Garcia, agrônomo da Fundação PROCAFÉ, afirma que a colheita antecipada pode prejudicar os cafeicultores com a queda de preço no café: "No ano passado, houve várias floradas irregulares, que foram sendo prolongadas devido ao clima. Esta antecipação dará um maior tempo para colheita, ajudando para a colheita seguinte. Porém, agora vários pés estão dando cafés secos, verdes e maduros ao mesmo tempo. Esta desigualdade traz um tipo de café inferior, o que prejudica os cafeicultores, já que haverá uma queda no preço do produto".

Safra agrícola deste ano deve superar a de 2009

A produção de café este ano no país deve ser promissora. De acordo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de café em grão deve aumentar em 9,l %. Pela estimativa da CONAB, o Brasil deve colher entre 45 e 48 milhões de sacas nesta safra. E não é somente o cultivo de café que terá um bom número em 2010. A produção de grãos no Brasil este ano deverá atingir l45.2 milhões de toneladas, um volume 8,5% maior do que o obtido em 2009, que foi de l33,8 milhões de toneladas. Para a área plantada, a expectativa é de um acréscimo de 1,5% também em relação ao ano passado.

As informações constam do Levantamento Sistemática da Produção Agrícola divulgado também pelo IBGE. A pesquisa aponta, no entanto, ainda em relação a 2009, uma queda na área plantada do arroz (-4,9%) e do milho (-4%), que, junto com a soja (entre os três produtos, único com alta, de 6,4%), responde por 81,6% de todo o plantio no país.

Quanto a produção desses três produtos, o milho e a soja devem registrar aumento de 3% e 18,l%, respectivamente, enquanto o arroz deve apresentar recuo de 9,6%. O IBGE atribui essas projeções às chuvas abundantes e constantes durante quase todo o ano de 2009, aliadas a um período de altas temperaturas no início de 2010.

A estimativa de março em relação à safra de 2009 mostra que, entre os 25 produtos pesquisados, 15 apresentam variação positiva, com destaque para o algodão em caroço (6,2%), a batata inglesa (l,3%), a cana-de-açúcar (l,8%) e a cebola 5,7% . 

Fonte: Correio do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *