Colheita de café robusta segue em bom ritmo, aponta Cepea

Imprimir

A colheita da variedade robusta segue em bom ritmo tanto no Espírito Santo quanto em Rondônia, conforme informações do Cepea. O baixo volume de chuvas proporciona a continuidade dos trabalhos sem interrupções, ao mesmo tempo em que contribui para a qualidade dos grãos.

No Espírito Santo, a colheita só não está mais adiantada devido à limitação de mão-de-obra, já que os setores industrial e de serviços nas principais cidades produtoras de café têm atraído trabalhadores. Segundo colaboradores do Cepea, no Espírito Santo, entre 70 e 80% dos grãos da variedade robusta da safra 2011/12 já foram colhidos.

Em Rondônia, onde a maturação ideal é atingida antes que em outras praças, a colheita está ainda mais avançada, porém não há estimativa do percentual totalizado. Agentes locais consultados pelo Cepea comentam que nas duas regiões, a safra tem apresentado qualidade superior à obtida no ano passado, principalmente com relação ao tamanho dos grãos.

Quanto à negociação de robusta, de modo geral, seguem firmes, mas o fato de a colheita estar em fase avançada acaba pressionando as cotações. O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 218,90/saca de 60 kg nessa quarta-feira, 13, queda de 1,8% em relação à quarta anterior. O tipo 7/8 bica corrida foi de R$ 209,33/saca, recuo de 1,1% no mesmo período – ambos a retirar no Espírito Santo.

Fonte: Cepea/Esalq USP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *