Colheita de café na região da Minasul, no sul de MG, está em 70%

Imprimir
A colheita da safra de 2016 de café na região de atuação da Minasul (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha), que fica no sul de Minas Gerais, está em torno de 70%, dentro do normal para o período. A afirmação é do gerente do Departamento Técnico da cooperativa, Adriano Rabelo.

Depois de um início complicado na colheita por conta das chuvas, a situação se normalizou e o tempo melhorou. E não houve na região em que a cooperativa atua grande problema com a qualidade da produção, com o tamanho dos grãos sendo considerado dentro do usual.

Segundo o gerente, a expectativa é de que o “grosso” da colheita termine em setembro. Ele acredita que a produção ficará dentro das expectativas iniciais, talvez no máximo com uma quebra de 5%.

Até agora a cooperativa recebeu 550.000 sacas da safra que está sendo colhida, de acordo com o coordenador de vendas da Minasul, Marco Antônio Bíscaro. A expectativa é de recebimento este ano de 1,1 milhão de sacas, contra 800 mil sacas do ano passado. Além da safra maior, o aumento no recebimento se deve à ampliação da área de abrangência da cooperativa, com novos cooperados. Nem todo o café colhido chegou na cooperativa, já que passa por secagem / beneficiamento, ressalta Adriano Rabelo.

Bíscaro aponta que 23% do café recebido pela cooperativa já foi comercializado no mercado físico. Ele indica que as vendas estão num fluxo normal, com o mercado melhorando o ritmo das negociações quando a Bolsa de Nova York para o arábica apresenta altas nas cotações.

Fonte: Safras & Mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *