Colheita de café na região da Cocapec está 30% concluída

Imprimir

Com expectativa de receber 1,350 milhão de sacas este ano, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), localizada na Alta Mogiana paulista, estima que 30% da colheita já tenha sido finalizada. Segundo o gerente do Departamento de Café da entidade, Anselmo Magno de Paula, o processo avança muito bem. "São Pedro está nos ajudando", justifica.

Embora a colheita prossiga sem solavancos, houve quebra de 10% na safra da região. No início do ano, a Cocapec estimava receber 1,5 milhão de sacas, de acordo com Magno, número que foi reduzido devido à estiagem de janeiro e fevereiro. Mesmo assim, pontua que essa será uma boa safra, cuja previsão de término da colheita é para meados de setembro.

Os níveis de precipitação na região estão baixos, o que beneficia a colheita. Em junho, choveu 7 milímetros. Magno lembra que julho costuma ser ainda mais seco do que o mês anterior. Em longo prazo, a falta de chuva pode ser prejudicial, pois deixa o nível dos reservatórios ainda mais baixos.

Porém, o gerente da Cocapec ressalta que, como a safra deste ano é de alta bienalidade, a do ano que vem tende a ser menor independente do nível de precipitação. Além disso, frisa que a bienalidade é muito acentuada nos locais que compreendem a Mogiana. "Nunca temos uma infraestrutura adequada, por exemplo. Em um ano, como se produz muito, ela até falta. No outro, de menor produção, sobra, fica superdimensionada", comenta.

Magno define a qualidade dos grãos que chegam à cooperativa como "excelente", pois os danos do clima atipicamente seco no início do ano foram sentidos apenas no volume da produção.

Agência Safras
Cândida Schaedler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *