Colheita de café na Bahia ainda é muito incipiente

Imprimir

A colheita de café conilon e arábica na Bahia ainda está muito incipiente, segundo o presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo. "Os produtores de conilon colheram alguma coisa essa semana (passada), mas só vão começar mesmo semana que vem (esta)", afirma. Quando ao grão de maior qualidade, a colheita é igualmente pequena e só ganhará força no fim de maio.

Lopes explica que, sobretudo na região do Cerrado, que cultiva o arábica, não é necessário antecipar o processo porque as lavouras são irrigadas. Mesmo assim, isso não impede que sejam prejudicadas pela estiagem que afeta a Bahia há quatro anos e se agravou em janeiro e fevereiro deste ano. As temperaturas, segundo ele, ainda estão muito elevadas, o que continua danificando as plantações.

A nova estimativa de produção baiana para 2014 gira em torno de 1,8 milhão de sacas. Em janeiro, a quebra não era tão significativa: Lopes estimava colheita de duas milhões de sacas, ainda 100 mil sacas a mais do que em 2013.

Fonte: Agência Safras via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *