Colheita de café do Instituto Biológico em São Paulo

Imprimir

Amanhã, terça-feira (8), baristas, donos de cafeterias, produtores, torrefadores, representantes de cooperativas e do varejo e demais apaixonados por café têm encontro marcado às 10h, para participar da colheita no cafezal do Instituto Biológico. Localizado na Vila Mariana, próximo à Avenida 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera e atrás do antigo prédio do Detran, esta é uma das últimas áreas com café da capital.

O evento, realizado desde 2006, marca o início da colheita de café em todo o Estado de São Paulo e tem como objetivo trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas do interior. Por isso, os participantes deste Sabor da Colheita vão utilizar todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, que resultam em um produto com melhor qualidade.

Neste ano, uma inovação. Durante a colheita, também haverá a escolha da Miss Café da República de Vila Mariana. São dez candidatas que se apresentarão vestindo trajes típicos de colheita dos anos 1940.

Estarão presentes o secretário da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz; José Cassiano dos Reis Júnior, diretor da Codeagro – Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio e Antônio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico, promotores do evento, além de representantes de todo o agronegócio.

Terceiro maior estado produtor do país, São Paulo deverá colher este ano 4,36 milhões de sacas, 27,2% a mais do que o volume produzido em 2009, que foi de 3,42 milhões de sacas. De acordo com análise da equipe técnica da Conab, órgão responsável pelas estimativas da produção cafeeira, o incremento do volume da colheita paulista decorre do ano de bienalidade positiva (safra cheia), aliada ao excelente desenvolvimento vegetativo das lavouras e do emprego de tecnologia agronômica adequada.

Cafezal Urbano

Ocupando uma área de 10.000 m², com 1.530 pés de café arábica das variedades Novo Mundo e Catuaí, esse cafezal que fica no coração de São Paulo, a apenas 5 minutos da Avenida Paulista, foi formado a partir de 1945, quando foi inaugurado o prédio do Instituto Biológico, e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa aos técnicos da instituição. Atualmente, sua maior finalidade é a didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer um cafezal, sua história e outras particularidades como os princípios de uma boa plantação, análise do solo, adubação, como o grão de café é beneficiado, etc. O local é ainda uma importante opção de turismo dentro da cidade, atraindo não só brasileiros, mas muitos estrangeiros que quando vêm ao Brasil querem conhecer uma planta de café.

Em média, o cafezal do Instituto Biológico produz 1 tonelada de grãos que, após beneficiado, resultam em aproximadamente 500 kg de café torrado e moído. Todo café é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
Evento Sabor da Colheita
Dia 8 de Junho – terça-feira – 10h
Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves 1252 – Vila Mariana

Fonte: Abic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *