Colheita de café da Costa Rica crescerá 7% na safra 2014/15

Imprimir

A colheita nacional de café na safra 2014/2015 subirá 7,25% em relação ao período anterior, passando de 1,94 milhão de quintais (sacos de 46 kg) para 2,08 milhões de quintais do aromático, segundo a primeira estimativa realizada por técnicos do Instituto do Café da Costa Rica (Icafé).

O avanço da produção se deve a vários fatores, de acordo com informe divulgado pela entidade. Um deles é que os produtores melhoraram notavelmente a atenção às plantações e reativaram aspectos como a fertilização. Além disso, os cafezais terminaram a colheita 2013/2014 em condições muito melhores e com uma incidência menor do fungo roya (causador da ferrugem), apontou o informe.

Também foi considerado como relevante o ânimo dos produtores em relação aos melhores preços internacionais e das ajudas de programas de assistência técnica realizados pelo Icafé.

De acordo com os técnicos, as chuvas, de menores a normais em 2014, nas zonas de maturação precoce, como Coto Brus, Pérez Zeledón e Turrialba, favoreceram uma melhor floração e a aparição posterior do grão. No Valle Central, por outro lado, o atraso das precipitações prejudicou o florescimento e a consequente formação dos grãos.

A zona de Los Santos (Dota, Tarrazú y León Cortés) será, novamente, a de maior produção no país, com uma colheita estimada em 653.398 quintais na safra 2014/15, seguida pelo Valle (Central) Ocidental, com 469.950 quintais.

La Nación Costa Rica
Por: MARVIN BARQUERO S.
Tradução: Paulo André Colucci Kawasaki / P1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *