Colheita da safra 2019 de café conilon em Rondônia chega a 75%

Imprimir
A colheita da safra de café 2019 conilon em Rondônia está se aproximando do final com o clima seco e quente que caracteriza o estado nesta época do ano acelerando os trabalhos, disseram corretores com atuação na região de Cacoal.

Segundo um corretor entrevistado pela Agência SAFRAS, que pediu anonimato, cerca de 75% da produção esperada para esta temporada foi colhida até o momento, contra um índice de 60% apontado na semana passada.

Conforme levantamento de safra da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Rondônia deve produzir cerca de 2,1 milhões de sacas de 60 quilos de café conilon em 2019, elevação de 7,3% em comparação ao ano passado.

No entanto, o corretor salienta que a safra ficará entre 1,6 a 1,8 milhão de sacas, “no máximo”, com crescimento expressivo previsto apenas a partir do próximo ano, com um grande investimento em mudas clonadas garantindo ganhos de rendimento e de tamanho dos grãos para os cafeicultores.

O café conilon tem preço neste momento de R$ 260,00 a saca de 60 quilos na região de Cacoal, na base de comercialização doméstica, enquanto a indústria paranaense adquiriu lotes a R$ 300,00 a saca. Os preços subiram na última semana, acompanhando os referenciais externos.

Conforme o corretor, cerca de 50% da produção esperada para a safra 2019 em Rondônia já foi comercializada, ante 45% na semana anterior. As vendas estiveram bem mais lentas na última semana devido a feriados nacionais e locais, além das festas juninas.

Fonte: Agência SAFRAS (Por Fábio Rübenich) via CNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *