Colheita da safra 19/20 começa a ganhar ritmo; oferta da 18/19 ainda é alta, indica Cepea

Imprimir
A colheita da safra 19/20 foi efetivamente iniciada em todas as regiões produtoras de café arábica e robusta. Apesar do adiantamento das atividades neste ano, o volume da temporada 2018/19 disponível no mercado ainda é significativo, segundo indicam colaboradores do Cepea.

Alguns negócios de cafés remanescentes, inclusive, foram realizados nas últimas semanas, conforme a necessidade de caixa dos produtores.

No geral, no entanto, a liquidez no mercado doméstico é considerada baixa, tendo em vista os menores preços interno e externo dos grãos, que estão próximos (ou, em alguns casos, até abaixo) dos custos de produção.

Para o robusta, também não houve muito avanço no volume negociado. Nos últimos dias, negócios pontuais foram fechados no mercado físico, principalmente no início da semana passada.

Na quarta-feira, 17, entretanto, as cotações externas de ambas as variedades tiveram forte queda, afastando os poucos vendedores do spot e reduzindo ainda mais a liquidez – para o arábica, os valores se aproximam de mínimas de 13 anos.

Mesmo com a recuperação dos futuros na quinta-feira, 18, o feriado da Sexta-Feira Santa no dia 19 manteve agentes retraídos no final da semana passada.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *