Colheita 2011 do café está em 50% na região da Cooparaiso

Imprimir

A colheita da safra de café 2011 na região de atuação da Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso), que atua no sul de Minas Gerais e em alguns municípios do cerrado mineiro, além de parte da região Mogiana de São Paulo, varia de 50% a 60% do total.

Segundo o gerente do Departamento Técnico da cooperativa, o engenheiro agrônomo Marcelo Almeida, no sul de Minas Gerais 50% da safra está colhida. A Cooparaíso atua em 27 municípios do sul de Minas. Já no cerrado mineiro (a cooperativa atua em 4 municípios da região), a colheita está entre 55% e 60% do total.

Aproximadamente 40% do café colhido nas áreas de atuação da cooperativa no sul de Minas Gerais já está beneficiado. Nos municípios do cerrado mineiro em que atua a Cooparaíso, Almeida acredita que 50% do café colhido foi já beneficiado.

Segundo Marcelo Almeida, o clima está favorável para a colheita, que deve terminar em 15-20 de agosto nas áreas de atuação da Cooparaíso. O engenheiro agrônomo indica que a safra, entretanto, poderá ficar abaixo do esperado. O rendimento do café no beneficiamento está abaixo do esperado. "Estamos com um rendimento 8% abaixo do ano passado", aponta, o que deve agravar a redução de safra que já ocorre naturalmente esse ano em função do ciclo bienal da cultura.

A falta de chuvas em dezembro e as precipitações muito acima da média em março acabaram levando a uma diminuição da peneira do café, aponta Marcelo Almeida. "A qualidade do café dessa safra é muito boa, é excelente, o aspecto dos grãos é maravilhoso, só que os grãos estão mais miúdos", comentou, em entrevista à Agência SAFRAS.

Os produtores que fazem o café cereja descascado, normalmente fazem 40% a 45% de sua safra de café cereja descascado. Mas a qualidade desse ano é tão boa que esses produtores devem aumentar esse percentual em 2011 para mais de 60%.

Fonte: Safras & Mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *