Cocatrel comemora 53 anos com inauguração de investimentos

Imprimir

A Cocatrel completa neste ano 53 anos com a inauguração de novos estabelecimentos. Fundada em 18 de julho de 1961, a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. Além dos armazéns que recebem os cafés em sacarias, que possuem capacidade estática de mais de 1 milhão de sacas, inaugura nesta sexta-feira as 16 horas, uma Central de Recebimento que vai receber o produto a granel e em bags. O investimento foi de R$3,3 milhões e a estrutura de 3 mil metros quadrados está localizada no bairro Santa Margarida, entre os armazéns e a loja da cooperativa.

Segundo o presidente Francisco Miranda de Figueiredo Filho (foto), este é o início de um grande projeto que na sua conclusão, em um futuro bem próximo vai mudar o conceito de armazenar café, ampliando as opções aos produtores e mudando conceitos. A grande maioria das cooperativas já recebem o grão a granel por quilo, facilitando a vida dos cafeicultores. Estão em construção, outras duas Centrais em Nepomuceno e Carmo da Cachoeira.

A Cocatrel conta com um quadro de cerca de 4.560 associados ativos e 436 colaboradores, consolidando-se como uma das maiores cooperativas de cafeicultores do país.

Tendo como sede a cidade de Três Pontas, ela ainda está presente, com lojas filiais e armazéns, nas cidades de Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Nepomuceno e Santana da Vargem.

Preocupada com a comodidade e segurança de seus cooperados, uma nova loja e um armazém estão sendo inaugurados na cidade de Coqueiral, no dia 1º de agosto, às 16 horas.

A Cocatrel se impõe como uma organização que desfruta de solidez e credibilidade, e tem sua imagem relacionada a um alto padrão de qualidade em seus produtos e serviços. Segundo a Revista Exame, a cooperativa está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil.

Cocatrel, a força da cooperação

A Cocatrel – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. se consolida como uma das maiores cooperativas de cafeicultores do país, em faturamento e recebimento de café, reunindo mais de 4.200 produtores rurais, em cerca de 60 municípios. Eles recebem todo o suporte para as suas atividades, desde a implantação da lavoura até a comercialização de seus cafés. Graças a uma completa e eficiente estrutura oferecida pela Cocatrel, os cooperados podem contar com as mais novas tecnologias disponibilizadas para a cafeicultura, além de fornecimento de insumos a preços justos e assistência técnica capacitada. O resultado é evidente: nas safras mais produtivas a Cocatrel chega a receber mais de 1,5 milhão de sacas de café produzido no Sul de Minas, região onde predominam os cafés de alta qualidade.

A Cocatrel é integrante do programa 4C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira), que dá ênfase à prática agrícola orientada para a sustentabilidade. Além disso, as condições adequadas de armazenamento oferecidas pela Cocatrel são comprovadas pela UTZ Certified, garantindo a rastreabilidade dos cafés especiais.

Com base nos princípios do cooperativismo, a Cocatrel desenvolve projetos de responsabilidade social e ambiental. Como ações de proteção ambiental, apóia a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada em Três Pontas; mantém uma área de reflorestamento, com manejo sustentável para seu consumo de lenha; e realiza o tratamento de efluentes de sua indústria de laticínios, através de um projeto inovador, aberto à visitação, voltado para a educação ambiental.

Em relação aos benefícios sociais, oferece um convênio médico-hospitalar extensivo às famílias dos produtores rurais associados, a preços reduzidos e com alto padrão de qualidade, privilegiando as pessoas mais idosas. A educação também recebe apoio, como no projeto de inclusão digital, com participação na criação de salas de informática em escolas rurais localizadas em municípios onde a Cocatrel atua.

Por estas e tantas outras razões, a Cocatrel se impõe como uma organização que desfruta de solidez e credibilidade, e tem sua imagem relacionada a um alto padrão de qualidade em seus produtos e serviços. É uma história construída passo a passo, inspirada na força da união e na busca do bem comum.

Fonte: Equipe Positiva e Site Cocatrel 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *