CNC vai divulgar estoques de café das cooperativas

Imprimir

O Conselho Nacional do Café (CNC), que representa cooperativas e associações de produtores do setor, vai passar a divulgar a cada trimestre o volume do grão estocado das 48 cooperativas ligadas à área, conforme Silas Brasileiro, presidente da entidade.

Segundo ele, a medida visa garantir mais transparência ao mercado. A decisão foi tomada hoje, durante reunião do CNC, em Ribeirão Preto (SP).

Nos últimos meses, os preços internacionais do produto recuaram porque os agentes de bolsa alegavam que havia um grande volume de café no mercado, informação rechaçada pelo setor produtivo.

Na próxima semana, o CNC deverá divulgar os estoques referentes a 31 de dezembro e a 30 de março. Até o fim do ano, estão previstas mais duas divulgações do volume de café armazenado nas cooperativas. “Isso é muito importante para o mercado”, disse Silas Brasileiro em entrevista ao Valor PRO.

Outra deliberação da reunião do CNC foi a criação de um consórcio para o desenvolvimento de novas máquinas e equipamentos para a colheita de café com a função de reduzir os custos de produção, puxados principalmente pela mão de obra. De acordo com Brasileiro, não estão disponíveis no mercado máquinas mais modernas e para as regiões mais montanhosas.

Seis cooperativas vão participar do consórcio e vão investir inicialmente R$ 2,4 milhões para realizar pesquisas que deverão ser apresentadas às indústrias.

O setor também vai encaminhar ao governo a proposta de desoneração da folha de pagamento do setor.

Fonte: Valor PRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *