CNC pede adiantamento da liberação de recursos do Funcafé

Imprimir

O Conselho Nacional do Café (CNC) afirma, em comunicado divulgado na sexta-feira, que vai intensificar seus contatos com o Ministério da Agricultura para agilizar a liberação dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). O conselho quer que a liberação ocorra antes do anúncio do Plano Safra 2016/17, previsto para abril.

Segundo o CNC, os recursos são necessários agora porque os trabalhos de colheita devem começar adiantados nesta safra em função da melhora do clima e, consequentemente, do processo de maturação dos frutos antecipado.

O CNC também pleiteia um cronograma organizado e de acordo com a safra do grão. “Recomendamos que as linhas de financiamento de Colheita, Custeio, Aquisição de Café (FAC) e Capital de Giro tenham o prazo inicial da liberação de seus recursos estipulado no dia 1º de abril, haja vista que os trabalhos de cata e armazenamento, assim como a comercialização, têm início, anualmente, nos meses de abril”.

“Além disso, no tocante ao custeio, recordamos que a aquisição de insumos se faz muito mais vantajosa nessa época antecipada do ano, uma vez que já passou o período de plantio da safra e da safrinha dos grãos, com os cafeicultores podendo alcançar preços mais atrativos.”

Em relação à linha de Estocagem do Funcafé, o CNC pede ao ministério que a liberação dos recursos seja feita em 1º de agosto — atualmente o prazo é de 1º de outubro a 31 de julho.

O orçamento previsto para o Funcafé em 2016 é de R$ 4,632 bilhões, 12% mais que em 2015.

O conteúdo original pode ser acessado no site do Valor Econômico, e também compartilhado, utilizando o link http://www.valor.com.br/agro/4489437/cnc-pede-adiantamento-da-liberacao-de-recursos-do-funcafe.

Fonte: Valor Econômico (Fernanda Pressinot) via CNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *