CNC discute sugestões para Fundo Mineiro do Café

Imprimir

O Conselho Nacional do Café (CNC) promoveu, dia 1º de dezembro, reunião para discutir o saneamento do setor cafeeiro e analisar sugestões de formatação do Fundo Mineiro do Café, a ser entregue ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que assumiu o compromisso da criação do Fundo em sua campanha.

A reunião contou com a participação do presidente do CNC, Gilson Ximenes, do presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles, do consultor do Conselho, Francisco Ourique, de representantes de diversas entidades da cafeicultura e cooperativas, entre outros.

A proposta do CNC, que será encaminhada ao governo para criação do Fundo Mineiro do Café, ficará a cargo do pesquisador da Embrapa, Paulo Cruvinel. Amanhã (3), nova reunião discutirá o assunto com as propostas apresentadas e, no próximo dia 13, a sugestão deve ser finalizada e marcada a data de apresentação ao governador.

Também foi definida uma comissão para discutir o endividamento do setor cafeeiro, mais especificamente o vencimento de parcelas do Funcafé. A solicitação é de que as parcelas vencidas sejam renegociadas para daqui a 180 dias, quando tanto o governo federal, como o estadual já devem ter seus secretariados e demais cargos definidos.

A reunião também discutiu a reestruturação do CNC. Presidente do Conselho, Gilson Ximenes considerou o encontro bastante proveitoso. “A reunião teve representatividade de todo o setor e foi muito positiva. Estamos em um momento de otimismo em ralação e vamos dar total apoio aos governos”, disse. Gilson passou o dia de hoje (2) em Brasília para formatar um cronograma de datas para entrega de tais projetos.

Fonte: AgnoCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *