Climatempo aponta chuvas de até 80 milímetros para o Sul de MG no fim da próxima semana

Imprimir

O cinturão produtivo de café deve receber chuvas apenas no fim da próxima semana, com acumulados que podem chegar aos 80 milímetros no Sul de Minas Gerais, de acordo com mapas climáticos da Climatempo. As lavouras brasileiras que vão produzir na safra 2018/19 estão apresentando intensa desfolha e fatalmente teriam o potencial produtivo comprometido. Além disso, alguns lavouras já registraram floradas. Sem chuvas, não há pegamento.

Mapas da Climatempo apontam que entre 28 de setembro e 3 de outubro deve chover até 80 milímetros no Sul de Minas, 60 mm na Mogiana, 55 mm no Triângulo Mineiro e 35 mm no Cerrado.

Esses dados renovam as previsões da Somar Meteorologia fornecidas ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (18). No Sul de Minas, maior região produtora de café do Brasil, as chuvas chegam principalmente a partir do dia 28 de setembro e devem salvar parte da florada e dar suporte até a regularização da safra. É possível, também, que ocorra uma segunda florada, de acordo com Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia.

As previsões de chuvas repercutiram no mercado internacional do grão, que caiu mais de 500 pontos na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Com isso, os principais vencimentos já operam abaixo de US$ 1,40 por libra-peso. O dezembro/17 registrou 135,35 cents/lb com recuo de 500 pontos. As incertezas com a safra 2018/19 do Brasil das altas temperaturas e baixos volumes de chuva vinham dando suporte às cotações.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *