Clima seco preocupa para safra 2011 no Cerrado de MG

Imprimir

Se o clima seco está sendo benéfico para a colheita da safra 2010 de café no cerrado mineiro, ele já é uma preocupação marcante para a produção do ano seguinte na região. Segundo o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, desde maio não há chuvas na maior parte das regiões do cerrado, sendo que em abril já choveu pouco na região.

E a previsão aponta que daqui a 15 dias apenas deve haver alguma umidade na região. "A safra de 2011 no cerrado vai ser pelo menos 30% menor que a deste ano", avalia Francisco de Assis, levando em consideração o natural ciclo bienal da cultura (2010 é ano de safra cheia e 2011 de safra menor). E se não voltar a chover logo a redução na próxima safra deverá ser ainda mais significativa.

O dirigente observa que 35% das lavouras de café do cerrado são irrigadas. Entretanto, "se não vier a chuva até o final de setembro vai faltar água também para a irrigação", alerta. Haverá, assim, problemas com a disponibilidade dos recursos hídricos de rios e represas. As altas temperaturas na região, com o inverno mais quente que o normal, aumentam as preocupações com a falta de chuvas no cerrado.

Fonte: Agência Safras | CNC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *