Classificador/Degustador de cafés da Capebe está entre os 16 maiores especialistas do Brasil

Imprimir

A classificação é a parte mais importante e também a mais complexa pela qual passa o café, quanto a sua comercialização, pois separa o café em diversas categorias, dependendo de suas características de qualidade.

O Sr. Nelmo Tavares Ribeiro, chefe do setor de classificação de cafés da Capebe, recebeu no dia 29 de outubro, em Machado, o título de Q-Grader, a mais alta classificação técnica de classe no mercado internacional.

Contando com Nelmo, no Brasil existem apenas 16 profissionais com esta especialidade que pode atestar a qualidade de um café, o que é bom para toda a cadeia do produto, além de padronizar nos métodos conforme a “Specialty Coffee Association of América” – SCAA.

A degustação foi feita em cafés da categoria Premium, considerada de alta qualidade, em amostras de variedades como Catuaí Amarelo, Bourbom Amarelo, Acaiá e Mundo Novo, de cafezais do Sul de Minas, Espírito Santo e São Paulo.

Em entrevista o Sr. Nelmo relata que os cooperados serão os maiores beneficiados com esta especialização, pois terão informações mais precisas sobre os seus produtos em todos os aspectos. Contribuindo para uma produção de alta qualidade. “Para a Capebe é um ganho muito grande. Pois um profissional especializado em cafés finos, aumenta ainda mais a confiança e a credibilidade com os nossos associados” afirma o especialista.

Afinal, os cooperados já se beneficiam com os serviços prestados pela sala de prova, mas esta especialização tem como objetivo oferecer um maior apoio ao produtor de café para que ele obtenha melhores resultados com o seu trabalho, o que reflete diretamente na comercialização e na rentabilidade.

* Plinio Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *