Chuvas na região cafeeira de MG e SP são positivas para a próxima safra

Imprimir

A colheita do café no Brasil está em fase de encerramento. Em São Paulo, 98% dos cafezais já foram colhidos, enquanto em Minas Gerais, 97%. A maioria desse café que está ainda por ser colhido é oriundo de varrição e, portanto, de baixa qualidade.

Para a próxima safra de café, as poucas e irregulares chuvas ocorridas no início da semana passada na região sul de Minas Gerais e mogiana de São Paulo foram suficientes para provocar a abertura dos botões florais. Entretanto, como não foi uma chuva generalizada (em toda a região) essa florada também ocorreu de forma bem desigual e ainda não é a florada principal.

No final dessa semana, há previsões de chuvas para a região sul de Minas Gerais, mas serão chuvas irregulares e de baixa intensidade, mas mesmo assim poderão provocar a abertura dos botões florais, caso venham ocorrer chuvas acima de 7 milímetros (mm). O problema, no entanto, é que as chuvas devem voltar a cessar e com isso deve ocorrer o abortamento dos chumbinhos. Além disso, com as chuvas irregulares e conseqüente florada desigual, o desenvolvimento dos grãos não será uniforme, resultando numa maturação desigual e depreciação na qualidade da bebida, uma vez que no momento da colheita haverá grãos em vários estágios de maturação.

Fonte: Somar Meteorologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *