Chuvas contribuem com o desenvolvimento das lavouras de café

Imprimir

As recorrentes chuvas que vem ocorrendo nessas últimas duas semanas sobre boa parte das áreas de cafeicultura do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo vêm contribuindo para uma manutenção da umidade do solo e, conseqüentemente, dando plenas condições ao desenvolvimento tanto da planta quanto dos grãos. A avaliação faz parte do boletim semanal agrometeorológico da Somar Meteorologia.

No norte paranaense e regiões produtoras de Marilia, Ourinhos e Avaré no Estado de São Paulo, as condições hídricas estão relativamente melhores quando comparadas as demais regiões paulista.

O mesmo ocorre em Minas Gerais quando se comparada às condições hídricas da região sul com o cerrado, ou seja, a região sul apresenta melhores condições, com solos com teores mais elevados de umidade do que a região do cerrado. Contudo, em todas essas localidades, o que se observa são cafezais vistosos e com excelentes índices de enfolhamento. Além disso, os grãos em sua maioria em estágio de granaçãoe alguns já em fase inicial de maturação (cereja), e não apresentam anomalias significativas que possam vir a trazer mais prejuízos à produção.

Já que as chuvas irregulares da primavera associadas às altas temperaturas provocaram a queda prematura dos chumbinhos, levando em alguns casos perdas que poderão chegar aos 10%.

Agora, como há previsões de mais chuvas para esses últimos 10 dias de março e até mesmo para todo o Outono, as condições se manterão favoráveis tanto ao desenvolvimento vegetativo da planta quanto dos grãos. Porém, o que os modelos climatológicos indicam é um abril ainda com chuvas um pouco abaixo da média, mas os meses de maio e junho sendo com chuvas acima da média e temperaturas relativamente dentro da média.

Para os próximos 10 dias, a passagem de uma frente fria sobre a Região Sudeste, deixará o tempo instável e com chance para chuvas até esse próximo final de semana. Já na próxima semana o tempo abre, as temperaturas se elevam e as chuvas voltam a serem somente na forma de pancadas. As informações são do Boletim Semanal da Somar Meteorologia.

Fonte: Safras & Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *