Chuva forte prossegue sobre Minas Gerais e Espírito Santo

Imprimir

Uma frente fria sobre a Região Sudeste gerou acumulado de chuva de mais de 250mm em apenas quatro dias sobre alguns municípios produtores da zona da mata de Minas Gerais (região de Muriaé). De uma forma geral, o acumulado neste período já passou dos 50mm em todas as cidades mineiras, além do Espírito Santo e Mogiana. Para os próximos cinco dias, a chuva forte prossegue sobre Minas Gerais e Espírito Santo, acumulando mais de 130mm, especialmente ao longo da zona da mata. Por outro lado, em São Paulo, Paraná e Bahia, o acumulado de chuva será bem menor, oscilando em torno dos 5mm até o próximo domingo.

Na imagem de satélite das 09:00h do dia 05/01/2012, observam-se nuvens entre as Regiões Norte, Centro-Oeste, parte do Sudeste e do Nordeste devido a configuração de um canal de umidade entre a Amazônia e o Sudeste conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ventos em altitude geram nuvens entre os Andes, norte da Argentina, Paraguai e MS. Entre SP, PR e leste de SC, uma área de baixa pressão entre altos e médios níveis da atmosfera auxilia o desenvolvimento de nuvens. Entre o Atlântico e o AP a nebulosidade é devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Em Minas Gerais as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de acumulado de chuva significativo em todo o estado, especialmente no LESTE, CENTRO e na ZONA DA MATA, no período entre 00:00h, do dia 07/01/2012, às 24:00h do dia 07/01/2012.

Região Sudeste

quinta, 05 de janeiro de 2012

No norte de MG: nublado com pancadas de chuva. No leste de MG, ES e norte do RJ: muitas nuvens e chuva. No interior e centro leste de SP e sul de MG: possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No litoral de SP e do RJ: predomínio de sol. No oeste de SP: pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas: variação de nuvens e pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35C no oeste de SP.

NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVAS ISOLADAS EM MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO, NORTE, MANTIQUEIRA E EXTREMO SUL DE SÃO PAULO. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVAS ISOLADAS.

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 35°C   MIN.: 9°C

sexta, 06 de janeiro de 2012

No cone leste paulista e litoral do RJ: variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas de SP, sul e sudeste de MG: variação de nuvens e pancadas de chuva. Nas demais áreas: nublado e pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34C no oeste de SP. Temperatura mínima: 15C no sul de MG.

NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA E TROVOADAS ISOLADAS EM MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO E EM SÃO PAULO. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO.

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 36°C   MIN.: 12°C

domingo, 08 de janeiro de 2012

No nordeste de MG e sudoeste de SP: possibilidade de pancadas de chuva. No leste de MG, norte do RJ e maior parte do ES: muitas nuvens e chuva. No centro-oeste e norte de SP e no Triângulo Mineiro: variação de nuvens e pancadas de chuva. Nas demais áreas: nublado e pancadas de chuva. Temperatura amena no interior e leste de MG e no ES.

NUBLADO A ENCOBERTO COM PANCADAS DE CHUVA E TROVOADAS NO NORTE, NOROESTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS, LESTE E NORTE DE SÃO PAULO. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVAS ISOLADAS.

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 32°C   MIN.: 9°C

Tendência: No litoral paulista, leste de MG, sul do ES e região Serrana do RJ: muitas nuvens e chuva. No centro-oeste de SP: variação de nuvens e pancadas de chuva. Nas demais áreas: nublado e pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.

Fonte: Revista Cafeicultura com informações do SOMAR, INPE e INMET

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *