Chuva de granizo danifica lavouras de café em São Sebastião do Paraíso-MG

Imprimir

 

A chuva de granizo que caiu na noite de domingo (18) em São Sebastião do Paraíso destruiu lavouras de café no entorno da cidade. As pedras deixaram prejuízos e alguns pés de café tiveram os galhos quebrados. Segundo um engenheiro agrônomo, a lavoura prejudicada só voltará a produzir em dois anos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nenhum estrago foi registrado na cidade. Foi preciso usar uma retroescavadeira no trabalho de limpeza para retirar as pedras de gelo das vias. Folhas e galhos de árvores também ficaram espalhados por toda a parte.

Na manhã da segunda-feira (19), ainda havia pedras de gelo pela cidade praticamente intactas. Uma rua no Centro virou até ponto turístico. Quem passava aproveitava para tirar uma foto.

Segundo os moradores, o domingo foi de sol e bastante calor, mas o tempo mudou de repente e por volta de 19h, a chuva de granizo durou cerca de 15 minutos e foi acompanhada de ventos que chegaram a 106 quilômetros por hora.

Gelo precisou ser retirado com retroescavadeira em São Sebastião do Paraíso (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)

De acordo com o Instituto de Meteorologia Somar, a combinação de uma frente fria com outro fenômeno chamado "Vórtice Ciclônico", causou a forte chuva de granizo. O fenômeno provoca uma mudança na circulação dos ventos, formando uma grande área de instabilidade na parte superior da atmosfera.

Combinada com a frente fria, conforme o instituto, as gotas de água que se formaram nas nuvens congelaram e vieram as pedras de gelo.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *