Chocolate amargo, café e leite agem contra a hipertensão

Imprimir

Já se foi o tempo em que diminuir o consumo de sal e fechar a boca para as coisas gostosas eram as únicas formas de reduzir a pressão arterial. As sociedades de Cardiologia, Nefrologia e de Hipertensão acabam de divulgar uma diretriz em que recomendam a ingestão de café, leite magro, chá, amêndoas, castanhas, azeite e até chocolate amargo como aliados contra a hipertensão.

“Amêndoas, nozes e outras castanhas ajudam porque têm ação antiinflamatória nos vasos e atuam como dilatadores, diminuindo a pressão. Além disso, são ricos em gorduras insaturadas, necessárias ao organismo. O chocolate amargo e o café também agem contra o envelhecimento dos vasos e têm flavonóides, que têm ação dilatadora”, afirma o presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Bolívar Malachias, acrescentado que o consumo deve ser moderado para evitar o ganho de peso.

O trabalho mostra ainda que beber dois copos de leite magro por dia protege contra a hipertensão. “Estudos indicam que o hábito reduz a pressão. O leite é rico em cálcio. O cálcio, o potássio e o magnésio protegem o organismo contra o efeito maléfico do sódio, que eleva a pressão”, diz Malachias.

O médico afirma ainda que reduzir o sal — estratégia mais difundida no controle da pressão alta — não é sinônimo de prato sem gosto. Temperos como alho, cebola e alho poró, além de darem sabor e, portanto, reduzirem a necessidade de sal no prato, contêm uma substância chamada alicina, que tem ação dilatadora dos vasos.

Menos remédios
De acordo com os 130 especialistas que escreveram a nova diretriz, mudanças na alimentação — aliadas à prática de exercícios — podem reduzir e até acabar com a necessidade dos medicamentos para alguns pacientes.

“Muitos hipertensos abandonam o tratamento devido aos efeitos colaterais. Mas mudanças simples podem fazer com que um paciente que precisa de três comprimidos passem a tomar um”, explica o médico, acrescentando que o hipertenso deve ir pelo menos uma vez por ano ao médico reavaliar o tratamento.

Cuide-se

CHÁS
Os chás verde e preto reduzem a oxidação das artérias, facilitando a circulação.

LATICÍNIOS MAGROS
Têm cálcio, substância que protege contra efeitos nocivos do sódio, que provocam aumento da pressão.

POUCO SAL
O consumo máximo recomendado por dia foi reduzido para 5g. O brasileiro consome, em média, até 18g.

EXERCÍCIO FÍSICO
A prática reduz a pressão devido ao efeito vasodilatador. Como o efeito dura 24 horas, o hipertenso deve exercitar-se todos os dias.

Fonte: Revista Cafeicultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *