Chega a metade colheita do conilon no Espírito Santo

Imprimir

A colheita do café conillon da safra 2012 no Espírito Santo está em torno de 50% do total, com os trabalhos no arábica em 20%. A avaliação é de Marcus Magalhães, da Maros Corretora. Na média, Marcus estima a colheita em cerca de 40% no estado.

Segundo Marcus Magalhães, como em outras regiões cafeicultoras do Brasil, no Espírito Santo os produtores também enfrentaram chuvas em período de colheita, o que pode afetar a qualidade desta safra. Neste período "chuva é sinônimo de fermentação, seja no pé, no terreiro ou no caminhão", apontou Magalhães, ressaltando que há ansiedade quanto à qualidade.
 
Ele comentou que a qualidade no Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e também na Zona da Mata pode deixar a desejar, se continuar essa condição de umidade. "Acho que o cenário de perda de qualidade vai ser em toda a região", comentou, em entrevista à Agência SAFRAS. Descreveu que no início da colheita chove bem no norte do Espírito Santo, assim como na área produtora de conillon da Bahia. "Na região do arábica (capixaba) nem tanto", observou.

Quanto à comercialização, as vendas do conillon estão em 20% do colhido, e do arábica em apenas 10% do colhido. "O mercado vive um grande suspense com relação a este assunto de qualidade, e com certeza esta ansiedade contaminará a bolsa de Nova York, o que já vem acontecendo", concluiu.

Por Lessandro Carvalho

Fonte: Agencia Safras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *