Celeiro de Inovação – Soluções para a cafeicultura

Imprimir

Buscar soluções e oportunidades de negócios para os desafios da cafeicultura. Essa foi a grande meta do Celeiro de Inovação, evento do Programa Novo Agro promovido pelo Sistema FAEMG nesta semana, em Viçosa. Realizado pela primeira vez dentro da programação da Semana do Fazendeiro, reuniu produtores, pesquisadores, estudantes e interessados para um trabalho voltado para o estímulo à inovação e ao empreendedorismo.

Durante o encontro, no espaço Cozinha Escola, os produtores rurais apresentaram as principais dificuldades que enfrentam no campo e nos negócios. Os grupos discutiram possíveis soluções e alternativas para resolver esses problemas.

“A provocação do Celeiro de Inovação é de empreendedorismo. É um ambiente propício à criação de ferramentas para desafios reais dos produtores rurais”, destacou o superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), Pierre Vilela.

Segundo a coordenadora do Novo Agro, Gisele Ribeiro Ramos, a proposta do Celeiro de Inovação é que os participantes entendam o processo para gerar ideias inovadoras: “A ideia é que eles saiam um pouco mais criativos e empreendedores do que entraram. Eles passaram pelo processo de pesquisa, análise e geração de ideias. Após o evento, os grupos estão prontos para uma nova etapa, de maturação da ideia e pré-aceleração de negócios”, explicou.

Para participar desse processo, foram convidados os cafeicultores de Araponga, Simone Sampaio e Raimundo Dimas Santana, além do empresário Marcos Reis. Para Dimas, o momento foi de se energizar com novas ideias: “Foi espetacular porque a gente escuta um pouco do que o pessoal está pensando em termos práticos para os problemas do campo, que muitas vezes deixamos passar devido a outros problemas maiores. Quando ouvimos vozes de estudantes que querem empreender e apresentar projetos novos, vemos que não estamos sozinhos no negócio”, enfatizou.

Novo Agro

O programa reúne um conjunto de iniciativas para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando a geração de tecnologias aplicadas que promovam o desenvolvimento do agronegócio.

Atua na disseminação da cultura de inovação, empreendedorismo, criatividade, geração de ideias e apoio ao surgimento de novas tecnologias. Com isso, a FAEMG torna-se uma referência para o produtor rural na busca por informação sobre tecnologia.

“O sonho que o Novo Agro encarna é aproximar as tecnologias dos produtores, tornando-a mais popular, mais acessível, para que cada vez mais pessoas aproveitem os benefícios da agricultura 4.0, da agricultura digital”, disse Pierre Vilela.
Fonte: Faemg

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *